top of page
  • Foto do escritorObES - UNIFESP

10 Clássicos da educação...

Atualizado: 24 de jun. de 2020

...que todo professor deveria ler.

ObesNaQuarentena

Por: Letícia Moreira Viesba

 

Ainda em meio a uma pandemia, cerca de 250 mil professores do Estado de São Paulo, iniciaram nessa última semana uma nova fase de suas vidas profissionais: educação, básica, pública e remota. Por meio de aplicativos, canais de televisão, entrega de apostilas e outros meios de comunicação, os professores estão batalhando para manter a prevenção ao Coronavírus, respeitando o isolamento, atrelado ao respeito ao direito dos estudantes de ter acesso à educação, da melhor forma possível e com maior alcance possível.


Assim, não teria como essa coluna ter outro tema, a não ser uma ajuda para os professores, oferecendo informação, inspiração e confiança, neste momento totalmente desconhecido. Segue uma lista de 10 obras recomendadas pela equipe do grupo de pesquisa Movimentos Docentes e compiladas por mim, para você, professor, professora, com anos de experiência ou poucos meses. Estamos todos no mesmo barco nesse turbulento 2020.


Começamos com uma trilogia Paulo Freire:


1 - Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

Ancorado em situações concretas, o livro desvela as relações que sustentam uma ordem injusta, responsável pela violência dos opressores e pelo medo da liberdade que os oprimidos sentem. É um livro sobre o conhecer solidário, a vocação ontológica, o amor, o diálogo, a esperança e a humildade. Aborda a luta pela desalienação, pelo trabalho livre, pela afirmação dos seres humanos como pessoas, e não coisas. Recomendo!!!

2 - Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolve a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores.

3 - Pedagogia da Esperança - Paulo Freire

Aqui Freire faz uma reflexão sobre a Pedagogia do oprimido, no reencontro, analisa suas experiências pedagógicas em quase três décadas nos mais diferentes países. Um relato valioso, elaborado com cientificidade, humildade e coerência, que recusa o determinismo e mostra a história humana como um feixe de possibilidades. O livro conta ainda com a colaboração de Ana Maria Araújo Freire, por meio de suas notas explicativas e prefácio de Leonardo Boff.

4 - O que é educação - Carlos Rodrigues Brandão

Afinal, para que é que se aprende? E por que se inventou a educação e, depois, a escola? Como é que isso aconteceu e o que é que se faz ali? Já que "ninguém escapa da educação", seria bom ao menos compreendê-la. Nem sempre houve escola e nem sempre ela foi do jeito que a conhecemos. Em vários momentos da história, tipos diversos de sociedades criaram diferentes caminhos para percorrer a estranha aventura de lidar com o saber e os poderes que ele carrega consigo.

5 - A alegria de ensinar - Rubens Alves

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Rubem Alves nos mostra a beleza por traz do ato de educar. É um livro apaixonante, sem dúvidas.

6 - Por que fazemos o que fazemos? - Mario Sergio Cortella

Na perspectiva de desvendar “Por que fazemos o que fazemos?” Cortella reúne as principais preocupações com relação ao trabalho. No livro, dividido em vinte capítulos, aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. Recheado de ensinamentos como “paciência na turbulência” e “sabedoria na travessia” é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

“Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." Augusto Cury retrata de forme poética a beleza nas trilhas dos processos educativos.

A autora apresenta um belíssimo relato sobre a escola que realmente existe, essa pequena escola que um educador anônimo de algum lugar remoto leva adiante com dignidade. Pequena e remota, mas que para muitos estudantes é o centro do mundo.

E por último, alguns para nos ajudar nas novas metodologias:


9 - A Escola do Futuro - Marcos Piangers e Gustavo Severo de Borba

Como será a escola do futuro? O que ensinar e como ensinar a esta nova geração que tem, na palma da mão, acesso quase que imediato a qualquer informação? O que os estudantes esperam da escola? Qual o papel dos professores nesse cenário? Essas e outras questões levaram Piangers e Borba a desenvolver esta obra, que aborda este tema complexo de forma amigável e acessível, propondo uma reflexão para estudantes, pais e professores.


10 - Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora – Lilian Bacich e José Moran

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Bacich e Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.


¹ Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo, bacharela em Ciências Ambientais, licenciada em Matemática, professora de Matemática e Projeto de Vida na E. E. Prof Augusto de Oliveira Jordão em Diadema – SP.


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page