ObesNaQuarentena
Por: Leticia Moreira Viesba¹
Diadema, 05 de Julho de 2020
Para você que tem interesse nas áreas de atuação do Programa Escolas Sustentáveis e do Observatório de Educação e Sustentabilidade, e quer entender mais sobre educação ambiental, aqui está o caminho.
Abaixo destacamos algumas das principais obras que fundamentam os conteúdos de nossos projetos e ações. São obras em português que retratam não só os principais conceitos que fundamentam a Educação Ambiental, mas também como diversas ações práticas, possíveis de serem replicadas e analisadas.
“Educação Ambiental: Reflexões e práticas contemporâneas” - Alexandre Pedrini
Sob organização do prof Pedrini, diversos autores descrevem suas experiências no campo da EA, permitindo diversas leituras e reflexões. Embora a EA tenha amplidão internacional, apresenta, também, diversas raízes bem regionais, deste modo, na obra também se discute a atuação em EA no Estado do Rio de Janeiro, além de perspectivas integradoras em biologia e EA e uso das contradições socioambientais como sementes para melhoria da qualidade de vida do planeta e pesquisas e projetos na área.
“Educação Ambiental e Sustentabilidade” - Arlindo Philippi Jr. e Maria Pelicioni
Caracterizada pelo tratamento inter e multidisciplinar que os autores conferiram aos capítulos que compõem a obra, Educação Ambiental e Sustentabilidade se constitui como uma referência essencial nos estudos e projetos desenvolvidos no campo. Sob a organização dos profs Philippi Jr. e Pelicioni, a obra apresenta importantes seções de fundamentação teórica em áreas correlatas à EA e também em desenvolvimento metodológico.
“Escolas Sustentáveis” - Juscelino Dourado, Fernanda Belizário e Alciana Paulino
Uma das obras mais queridas do nosso PES é também a apresentação de um projeto pioneiro em Educação para Sustentabilidade, que alia a discussão curricular à diversidade de ações em gestão, espaço e vivências com a comunidade. Além de apresentar experiências práticas desenvolvidas no Instituto Estre, o livro também oferece aos leitores uma rica discussão metodológica e propostas exequíveis em diversos espaços.
“Educação Ambiental – Princípios e Práticas” - Genebaldo Freire Dias
Reunindo informações conceituais essenciais para todo educador ambiental, a obra de Dias traça um histórico das atividades em EA pelo mundo, além de fornecer subsídios para a ampliação dos conhecimentos sobre o campo, também expõe as diferentes formas de ação individual e comunitária que possibilitam o exercício de cidadania, visando uma melhor qualidade de vida.
“Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental” - Genebaldo Freire Dias
As dinâmicas e instrumentação para a prática em Educação Ambiental apresentadas na obra promovem um exame crítico do nosso estilo de vida e hábitos cotidianos. As proposições de Dias buscam promover a reflexão em hábitos, comportamentos, formas de produção e consumo e de alienação que resultaram no quadro atual de degradação generalizada do meio em que vivemos.
“Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental” - Genebaldo Freire Dias
Uma proposta inovadora no período em que foi lançada, a obra tem como público-alvo os professores das diversas áreas do conhecimento e em diferentes níveis de ensino. Oferecendo como conteúdo um compilado de 50 práticas de EA seu passo a passo. Obra ilustrada que nos guia em temas como "A água e o homem", "As indústrias e a comunidade", "Aprendendo a viver em paz", entre outros, que são discutidos de forma prática e transformadora.
“Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas” - Aluísio Ruscheinsky
As pesquisas em EA se constituem como fontes estratégicas de informação e subsidiam os processos em curso quanto à elaboração, implementação, monitoramento e ao controle social das políticas públicas ambientais. Este livro, que é dirigido a todos interessados em questões socioambientais, apresenta importantes contribuições que podem auxiliar professores e educadores ambientais em seu dia a dia em sala de aula e na busca por um futuro sustentável.
“Reflexões e Práticas em Educação Ambiental - discutindo consumo e geração de resíduos” - Juscelino Dourado e Fernanda Belizário
Reflexão e práticas em educação ambiental discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão de consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Carrega como base uma importante experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre.
“Vamos cuidar do Brasil” – Soraia Mello e Rachel Trajber
Nas atividades da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a convergência de ações de dois ministérios e da UNESCO resultou na elaboração desta obra. Construída coletivamente por uma diversidade de educadoras e educadores ambientais, a obra visa propiciar o diálogo sobre a práxis educativa – para e pela vida – nas escolas. Disponível gratuitamente.
“Educação Ambiental na Prática” – Valdir Lamim-Guedes e Rafael Monteiro
O e-book apresenta um compilado de experiências em EA relatados na perspectiva de contribuir em sua aplicabilidade. A obra reúne experiências diversas no ensino formal e informal, além de expandir as ações para a educação básica e também no ensino superior e pós-graduação. Entre os capítulos que compõem a obra, encontra-se um sobre oficinas pedagógicas, de autoria de membros do nosso ObES, vale conferir.
¹ Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo. Professora, bacharela em Ciências Ambientais, licenciada em Matemática e educadora ambiental em todos os aspectos que consigo.
Olá pessoal. Muito legal esse levantamento de material de referência para leituras temáticas. Quanto à educação ambiental considero que ficaram faltando livros fundamentais e muito utilizados em referências, como os da Isabel Carvalho (A invenção Ecológica, Ed UFRGS, 2001) (Educação Ambiental e a formação do sujeito ecológico, Cortez, 6a. ed, 2016). Michèle Sato e Isabel Carvalho (org) (Educação Ambiental: Pesquisas e Desafios, Artmed, 2005). Carlos Frederico B. Loureiro (Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental, Cortez, 2004). E tem muito outros. Felizmente a produção na área tem aumentado bastante. Enfim, só uma contribuição para a continuação dessas dicas. Abração, Afonso Figueiredo (Prof. Dr. da área de Educação e Ciências Ambientais).