top of page
  • Foto do escritorObES - UNIFESP

A importância de cooperar

Atualizado: 24 de jun. de 2020


Por: Lara Santana¹

Itapecerica da Serra, 07 de junho de 2020

 

Ainda esses dias, em certo marasmo causado pela pandemia, me dei conta de quão cooperativa nossa vida cotidiana necessita ser, para que as ações, por mais simples que sejam, efetuem-se de maneira aparentemente "natural". Estamos vivendo semanas de várias drásticas mudanças sociais, onde nossos corriqueiros atos e até mesmo pensamentos se tornaram obsoletos diante da inércia causada pela quarentena e distanciamento social. Somos bombardeados diariamente com postagens, notícias, "textões do face", que mais parecem perpetuar nosso próprio sofrimento do que nos auxiliar em como sobreviver à essa realidade.


Nunca tornei a olhar o "cooperar" como um ato intrinsecamente importante no meu dia a dia, estava tão acostumada a pegar o mesmo ônibus, usar as mesmas combinações de roupa, escutar a mesma playlist no celular, e sentar na mesma cadeira durante as aulas, que jamais, se não fosse pela atual crise, teria me posto a pensar, e se o motorista que dirige o mesmo ônibus que pego, não o dirigisse mais? Você me diria, outro o dirigiria, mas não se trata de quem o faria, mas de QUEM o faz.


Se eu não me levantasse todos os dias predisposta a estudar em um município que fica a 2 horas de distância da minha casa, e se o meu professor não se propusesse a preparar horas de aula para mim e meus colegas, de que valeria o dia? A semana? O mês?


O cooperar o qual busco refletir aqui, não é apenas o físico, mas o psicológico e o emocional. Vemos hoje, mães atarefadas, exaustas, e sem preparo pedagógico diante de uma tela, se indignando em como pode um professor querer ofertar apenas 20 minutos de aula para o seu filho, esse mesmo professor, que atarefado, exausto, e sem destreza tecnológica, se desdobra horas para ofertar 20 acessíveis minutos de aula para seus alunos.

Nossa responsabilidade diária se mostra hoje no cooperar entre nós, com o vizinho, com o familiar distante, com o cachorro do quintal e até com o morador da cidade vizinha. Indago-me em o que ocorreria se não tivesse eu, atarefada, exausta, e sem (tanto) preparo psicológico para lidar com tensões diárias, me predisposto a escrever esse texto. Provavelmente, teria passado mais um dia com todos estes pensamentos entalados “goela abaixo”, culpando todo e qualquer pobre coitado que ousasse cruzar o meu caminho.


Cooperar vem do latim cooperari, que significa trabalhar junto. É interessante expor a etimologia da palavra, pois sempre achei que mostrando a origem e o significado real de algo, somos mais abertos a entender em que ponto um autor ou apresentador busca chegar com um tema.


Creio que como alguns colegas já abordaram em outras colunas, a quarentena se mostra necessária por diversos motivos além do "evitar maiores contágios". Nós nunca paramos com nossas atividades por mais "livres" de tempo que estivéssemos. O tempo é uma questão "subjetiva", como diria Lucy (Scarlet Johansson em Lucy), nos damos tempo, queremos tempo, achamos tempo.


A quarentena veio dizendo "terás tempo", mas para o quê? Para cooperar. Para cooperar a distância com o professor que o ensina, para cooperar com a casa que você tanto julga fácil de organizar, para cooperar com a leitura daquele livro que há anos promete ler, para cooperar com a atenção que promete há anos dar a alguém, para cooperar consigo mesmo que promete há anos dar-se ao menos um dia de descanso.


Estamos em busca da cooperação diária, de trabalharmos juntos para que isso passe, passe rápido e naturalmente, como julgávamos nossos outros dias. Para cooperarmos no entendimento de que as vidas importam, de que o preparo para o estudo importa, de que o ser livre importa. Cooperar para que eu importe, para que você importe, para que ele e ela importem, e que no fim, todos nós, e todos os nossos, importem e se importem.

Cooperar é essencial para a (sua) sobrevivência

Adaptado de Yuval Harari, em Sapiens, uma breve história da humanidade. Aliás, fica como sugestão de leitura!!!



¹ Estudante de Ciências - Licenciatura. Cientista em formação e apaixonada por educação, sustentabilidade e livros de aventura.



86 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page