top of page
Foto do escritorObES - UNIFESP

Universidade Pública, Conhecimento Público

O que fazemos na Unifesp, Campus Diadema


Thays Soares¹

São Paulo, 09 de Agosto de 2020

 

A palavra universidade remete, entre outras reflexões, a um universo de possibilidades. Seja você estudante universitário/a ou mesmo estudante da educação básica, seja funcionário de uma universidade ou morador/a de uma cidade que possua uma ou mais instituições como essa, provavelmente você não saberia explicar com detalhes o que é desenvolvido, o que é feito dentro da universidade.


Isto, acredite, é mais comum do que deveria. A função de uma universidade perpassa por diferentes papeis, por exemplo, cabe às universidades contribuir com o desenvolvimento humano, regional e sustentável na sociedade contemporânea. Mais do que possibilitar a seus estudantes uma formação, diploma e profissão, à universidade cabe a responsabilidade de promover a produção de novos conhecimentos e modos de aplicá-los à realidade social. Cabe ainda, nos casos das universidades públicas, o papel primordial de retribuir os investimentos que recebe da sociedade, desenvolvendo pesquisas, estudos e projetos de extensão que atendam às reais necessidades da comunidade que a cerca e da população no geral, ou seja, a universidade deve contribuir na busca por soluções para os atuais problemas da sociedade.


Em se tratando da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Campus Diadema, a universidade foi implantada em 2007 numa região com diversas indústrias e que, abriga remanescentes da Mata Atlântica e parte da represa Billings. O Campus abriga o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, e oferece cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas, de acordo com as demandas da região. Se constitui como uma universidade com forte viés ambiental e suas diversas ações de extensão universitária, principalmente nas áreas de educação e saúde, tem contribuído para uma maior aproximação com a comunidade de Diadema e demais cidades da região. No Campus são oferecidos 7 cursos de graduação e 9 de pós-graduação stricto sensu em áreas como farmácia, educação, química e ciências ambientais (saiba mais em www.unifesp.br/campus/dia). Os professores e pesquisadores do campus coordenam e desenvolvem, junto com estudantes da graduação e pós, diferentes e inúmeras pesquisas científicas, bem como um crescente número de ações extensionistas que buscam fomentar a integração Universidade-Sociedade.


Assim, nos voltamos a pergunta inicial deste texto, afinal, qual seria a razão de enxergarmos tão pouco do que é produzido na universidade se é uma realidade tão próxima? E se nem mesmo quem está inserido na universidade tem conhecimento sobre o que acontece lá dentro, imagine a comunidade do entorno? Foi tomando ciência dessas e outras perguntas que a equipe do Programa de Extensão Universitária “Escolas Sustentáveis”, da Unifesp Diadema, elaborou em 2019 o projeto de divulgação científica “O que fazemos na Universidade?”. Tendo como objetivo aproximar o público leigo dos cientistas, pesquisadores e formadores de conhecimento, por intermédio da difusão de atividades, projetos e linhas de pesquisas desenvolvidos. Para isto foram feitas minientrevistas com membros da comunidade e estas transformadas em infográfico como os da figura 1.


Figura 1 – Infográficos produzidos a partir das minientrevistas realizadas no projeto.

Fonte: Desenvolvido pela equipe do Programa Escolas Sustentáveis (2019).


Ao todo foram desenvolvidos oito infográficos (disponíveis em http://bit.ly/38KWEZB). O material foi amplamente divulgado nas redes sociais do programa de extensão, do Campus e nas redes oficias de comunicação da Unifesp. Também foram distribuídos entre as escolas públicas estaduais parceiras do programa, tanto por e-mail quanto para fixação nos murais de informação de cada escola. Estudos sobre o impacto dessas ações estão em andamento e tão logo sejam finalizados serão publicizados.


O objetivo das perguntas da minientrevista era possibilitar ao entrevistado que conseguisse se posicionar sobre as questões a partir das suas experiências e visão pessoal sobre o seu papel na universidade e contribuições com a sociedade, incluindo os tópicos principais: sua própria pesquisa, educação e sustentabilidade. Atualmente, a internet tem potencializado o acesso a informações, principalmente e em maior volume informações que não condizem com a realidade, daí a importância de assumir e se fazer presente também neste espaço de comunicação de ações de divulgação científica tendo em vista as altas chances de uma publicação rapidamente “viralizar”.


De um modo geral, os pesquisadores tendem ao longo da carreira acadêmica a se especializarem cada vez mais em suas respectivas áreas de formação, e, consequentemente, suas pesquisas e publicações acabam se destinando a locais específicos, como revistas e periódicos da área, o que potencializa a restrição de acesso aos conhecimentos produzidos. Contudo a universidade é um local de produção de conhecimento que segue o tripé da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, este último que se refere a aplicação e repasse dos conhecimentos à sociedade ainda apresenta algumas defasagens, incluindo o despreparo e poucas atividades de divulgação científica.


Isto reflete na relação entre cientista-sociedade, a qual até os dias atuais permanece com uma grande lacuna devido a diversos fatores incluindo meios de divulgação restritos como revistas exclusivas sobre o assunto, linguagem com jargões e termos de difícil compreensão por pessoas que não são da área e paralelamente a isso o público alvo dessas publicações, ou seja, pesquisadores e estudantes do tema.


Cabe enfatizar a importância de projetos relacionados à divulgação científica, seja pela decodificação de um conhecimento ou pela disseminação de projetos e ações, como o presente trabalho, são necessários para que ocorra cada vez mais a socialização do conhecimento, principalmente em época de ataques e cortes contra a Ciência, Educação e Meio Ambiente.


¹ Discente de Ciências Biológicas – UNIFESP. Bolsista de Comunicação e Divulgação Científica do Observatório de Educação e Sustentabilidade da UNIFESP. Participa como extensionista do Programa de Extensão Universitária "Escolas Sustentáveis". E-mail: thayzdss@gmail.com



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page