top of page
  • Foto do escritorObES - UNIFESP

Dez anos de “Movimentos Docentes”

Atualizado: 24 de jun. de 2020

2010-2020

Por: Marilena Rosalen¹

Piracicaba, 11 de maio de 2020

 

Quando eu era criança, gostava de brincar de escolinha e eu sempre era a professora e meus irmãos eram os alunos. Mas, curiosamente, não sonhava em ser professora. Este insight só apareceu no segundo semestre do curso de Química – bacharelado, na Unicamp, quando uma reprovação em Cálculo “travou” o meu horário escolar devido aos pré-requisitos. Incluí as disciplinas da licenciatura e me deleitava nas leituras e discussões. No fim, desisti do bacharelado, conclui a licenciatura em Química e no dia da minha formatura – a primeira formatura conjunta da Unicamp, ocorrida do ginásio de esportes (recém-inaugurado, na época), durante o discurso da oradora do curso de Pedagogia, eu senti que era lá que eu queria estar. E foi para lá que eu fui: cursei Pedagogia na Universidade Metodista, enquanto ministrava aulas de Química no ensino médio de uma fundação municipal. Estava apaixonada pela profissão docente e o desejo de continuar me aprimorando e crescer na carreira me levou a iniciar o mestrado enquanto cursava o segundo ano de Pedagogia. Depois de um ano, fui contratada para dar aula no mesmo curso que tinha acabado de concluir e deixei as aulas de Química para trás. Depois vieram: doutorado e filhos. E eu continuava apaixonada pela profissão de ser professora, tanto que a área que mais me dediquei a estudar e pesquisar foi a formação e prática docente, da educação infantil ao ensino superior. Estava satisfeita e me sentia realizada, mas queria mais. Sonhava em trabalhar em uma universidade pública, para ter maior autonomia em pesquisa e organizar um grupo que se dedicasse ao estudo, pesquisa e extensão sobre formação e práticas docentes. Fui atrás do sonho e em março de 2010, tomei posse como professora da Unifesp e no mesmo ano iniciei o grupo de pesquisa Movimentos Docentes, certificado no CNPq.


Dez anos se passaram. Enquanto grupo, realizamos o que foi possível dentro das condições institucionais. Projeto de monitoria de Didática desde 2012; Pibid Didática (2012-2013); Pibid Ciências (2014-2018); 03 linhas de pesquisa – formação inicial e continuada de professores, iniciação à docência e ensino de Ciências, educação para a sustentabilidade; 02 projetos de extensão – Formação de professores de Física, Química, Biologia com a utilização das TICs (2011-2014), Estratégias de Educação Ambiental para o desenvolvimento de uma escola sustentável (2015-2017); 01 programa de extensão universitária - Escolas Sustentáveis “construindo espaços educadores sustentáveis” (desde 2017); Observatório de Educação e Sustentabilidade (iniciado em 2019); 20 artigos publicados em revistas com Qualis; 01 livro publicado; 10 capítulos de livro publicados; 74 trabalhos publicados em anais de congressos; 114 trabalhos apresentados em eventos científicos; 12 grupos de redes sociais, websites e vídeos; 12 eventos e mini-cursos organizados; 03 orientandos atuais de mestrado e 05 mestrandos que concluíram; orientação de 12 TCCs concluídos; orientação concluída de 06 bolsistas de iniciação científica; 66 orientações concluídas de projetos de extensão, monitoria e Pibid; 15 orientações atuais de programa de extensão e do Observatório Educação e Sustentabilidade; composição atual do grupo: 02 doutores; 04 mestres; 04 mestrandos; 04 graduandos e 02 professoras da rede sem vínculo com a universidade.


Comemorando os 10 anos, criamos a Comunidade Movimentos Docentes, no Facebook, há três semanas, estamos com 583 participantes e com um bom fluxo de informações, destacando alternativas de formação continuada. A pretensão é que esta seja uma comunidade de prática, com o objetivo de compartilhar, refletir e aprender colaborativamente a partir do relato de práticas pedagógicas dos professores participantes. Esperamos que esta comunidade amplie a ação do grupo de pesquisa, influenciando mais efetivamente a formação continuada de professores da educação básica e do ensino superior.


Muito foi feito, mas ainda há muito a se fazer. Convido a todos os leitores e leitoras a integrarem a Comunidade Movimentos Docentes, a contribuírem nas discussões, troca de experiências e conhecimentos. Este é o primeiro texto da coluna quinzenal, esperamos gerar boas reflexões e provocações na educação, sobretudo, na formação docente.

Um abraço.

Marilena Rosalen

Sugestão de leitura:

¹ Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Movimentos Docentes.

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page