top of page
  • Foto do escritorObES - UNIFESP

Por que ensino como ensino?

Por: Gilberto de Paiva Dias¹

São Paulo, 26 de agosto de 2020

 

Indiscutivelmente a razão mais importante pela qual fui moldando minha identidade de professor foi a descoberta, ainda na mais tenra idade, que ensinar algo a alguém é ensinar este alguém a desenvolver a própria capacidade de fazer diferença no mundo, mais ainda porque uma boa influência é e será sempre importante para ajudar os aprendizes a tomarem as decisões acertadas diante dos vários desafios que tiverem que enfrentar, principalmente quando não mais estiverem em sala de aula e já no comando de suas vidas.


Ensino do jeito que ensino porque amo transmitir o que aprendi, qual seja, o que fui construindo a partir da convivência com professores extraordinários e outros nem tanto. Ensino do jeito que ensino porque já trilhei muitos caminhos, uns fáceis e outros também nem tanto, e porque sei que alguém acredita que tenho potencial para ajudar outrem no próprio crescimento, e que acredita e vê muito potencial nos que de mim dependem para crescer intelectualmente. Eu ensino do jeito que ensino porque ser professor é uma parte importante de quem eu sou. Eu assim ensino porque tive e ainda tenho professores que impactaram e ainda promovem em mim muito aprendizado, dia após dia.


Sou orgulhoso por ensinar do jeito que ensino porque compartilhar meu conhecimento com outras pessoas é muito gratificante. Adoro ensinar porque todos os dias fazemos diferença na vida de alguém que vai muito além do conhecimento e porque inspiramos, apoiamos e temos a chance de descobrir e compartilhar algumas das melhores partes de nós mesmos enquanto seres humanos.


Tenho tentado exaustivamente dar o melhor de mim e ensino do jeito que ensino porque um bom professor deve, por dever do ofício, ajudar os aprendizes a se tornarem melhores seres humanos no convívio em sociedade e bons e produtivos cidadãos para o país. Como professores sabemos que nossos alunos são o futuro de qualquer nação, e que, portanto, garantir ou não o futuro das próximas gerações está então em nossas mãos, professores e formadores de opinião.


Diria mais que ensino do jeito que ensino porque assim também fui e tenho sido ensinado, sempre usando minha boa comunicação, habilidades sociais, paciência, responsabilidade, tolerância, capacidade de resolver conflitos, inteligência emocional, criatividade e entusiasmo pelo ato de ensinar, assim dedicando o melhor de mim a esta profissão tão primordial e importante quanto, infelizmente, desvalorizada em nosso país ainda assaz promissor.


Julgo de bom alvitre acrescentar, finalmente, que ensino do jeito que ensino porque me realizo na interação com meus aprendizes, adoro aprender com eles, adoro ajudá-los a entender o conteúdo das várias disciplinas que leciono e, principalmente, porque me sinto gratificado profissionalmente quando eles veem a conexão entre o que estão aprendendo e suas vidas. Ter a sensação de dever cumprido não tem preço. Assim então ensino do jeito que ensino, aprendendo também todos os dias, depois de cada colóquio pedagógico, seja como professor ou um eterno aprendiz.


¹Licenciado em língua portuguesa e inglesa (UERJ) certificado pela University of Cambridge, UK, Licenciado em Ciencias pela USP – Universidade de São Paulo, mestrando em Ensino de Ciencias e Matemática pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page