top of page
  • Foto do escritorObES - UNIFESP

O programa Inova Educação e a sua importância para as habilidades socioemocionais

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Por: Leticia Moreira Viesba¹

Diadema, 28 de maio de 2020

 

Na perspectiva de abordar as habilidades socioemocionais na escola pública, o Governo do Estado de São Paulo criou em 2019 o programa Inova Educação, que começou a ser implementado em 2020 – pré-pandemia. Entre as modificações previstas no cotidiano da comunidade escolar, se destaca a mudança na duração das aulas (de 50 para 45 min), o aumento na quantidade, sendo acrescentadas 2 aulas da disciplina Projeto de Vida, 2 da disciplina Eletiva e 1 aula da disciplina Tecnologia, à carga horária dos estudantes.


A proposta dessas disciplinas, prevista em seu projeto e vista nos cursos formativos, é de aumentar a interação social entre estudantes e professores, de forma a abrir espaço para que outros temas e habilidades possam ser discutidos. Assim, nesta coluna, busco apresentar as três disciplinas, bem como fazer questionamentos sobre as práticas de ensino, conforme também será discutido com maior profundidade na Live, hoje à noite, no segundo encontro do I CEnFor – Ciclo de Encontros Formativos da Comunidade Movimentos Docentes, cujo tema será: “Potenciais da iniciação científica atrelada à educação no contexto pós pandemia”, a gravação estará disponível na página do ObES. Aliás, se você ainda não participa da Comunidade Movimentos Docentes, sugiro que ingresse agora mesmo. Esses encontros formativos partiram de lá e, além das discussões e reflexões, tem muito conteúdo interessante sendo compartilhado. Você será muito bem-vindo e bem-vinda.


Quanto às disciplinas do Inova, são elas:


Projeto de vida – essa se trata da aplicação de oficinas e atividades que permitem a discussão e apoio no planejamento das ações escolares e do futuro de cada estudante. A disciplina permite que os estudantes possam compreender e expor sonhos, planos futuros e perspectivas, tanto profissionais, quanto pessoais. Contudo, particularmente, o que tenho visto no cotidiano dessa disciplina são diversas barreiras, entre elas a dificuldade em se expressar, a formação específica do professor para dar direcionamento as discussões trazidas, e a que eu considero principal, a falta de perspectiva futura. No meu entendimento, em uma disciplina que aborda o planejamento e estratégias sobre o futuro dos estudantes, surge um enorme desafio para os professores ao se deparar com a falta de perspectiva atual, isto não só durante o momento em que vivemos, mas pré-pandemia, principalmente. Depois de 2 meses de aula no início do ano letivo – 2020 - o mundo começou a viver uma nova pandemia, e como será que se dá a vivência dos estudantes frente ao longo distanciamento social, o qual ainda estamos vivendo e não sabemos quanto tempo vai durar?. Aquele estudante que nós queríamos convencer que encontraria um futuro brilhante pela frente, que existem inúmeras razões para viver e viver feliz, hoje se encontra trancado em casa, sem contato com os colegas e professores, sem ir para a escola, nem brincar na rua, tampouco interagir fisicamente como esteve habituado desde que nasceu. E, para piorar, com inúmeros problemas dentro de casa que nunca existiram, nunca foram tão graves ou foram acentuados com a crise sanitária. Vê a importância do Projeto de Vida? Melhor, o potencial que apresenta?


Tecnologia – que apresenta como proposta ser um ganho, uma forma de instrumentalização para os estudantes, de forma a oportunizar o contato com equipamentos e metodologias mais tecnológicas do que as que já tinham acesso. De novo, ressalta-se a formação do professor de escola básica que nessa disciplina precisa, não raras às vezes, superar suas próprias limitações tecnológicas concomitantemente as dos estudantes. Novamente citando, depois de poucas semanas de aula veio a pandemia que deixou estudantes e professores reféns de aplicativos e ferramentas os quais não receberam preparação para utilizar. Essa tecnologia, agora necessária, se torna obrigatória para que se faça uso do direito à educação. Seu uso de forma inadequada, as dificuldades de acesso e inaptidão contribuem no aumento do desânimo dos estudantes. Não só em alcançar seus desejos futuros, mas também em consolidar uma das poucas coisas que eram certas em seu cotidiano nessa idade: a obrigação em ir para a escola.


Eletivas – disciplinas que permitem que os mais diversos temas possam chegar ao conhecimento dos estudantes, as mais diferentes aulas que os professores puderam elaborar e consolidar. O contato com os dons particulares dos professores foram colocados em público neste momento. Cada professor elabora uma eletiva diferente com a proposta de engajar seus estudantes os quais ganham a oportunidade de aprender temas que talvez nunca tivessem contato. Alguns dos temas propostos foram culinária, teatro, meio ambiente, hortas, medicamentos, preparação para as universidades, e dezenas de outros que não tive acesso. Infelizmente, com as aulas on-line o contato com aquele dom especial do professor, e dos seus colegas, o distanciamento nos tirou.


Finalizo aqui, como já disse, no meio da história. Os estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo estão há 76 dias em casa, sem perspectivas de quando e de que forma a nossa rotina voltará ao normal, tampouco quão “normal” será. Por hora só nos resta, como professores, nos preparar, buscar formações, discussões e diálogos que nos deixem mais bem preparados para quando voltarmos para o contato com nossos estudantes, estarmos dispostos a encarar as histórias, aprendizados e déficits potencializados e obtidos durante o distanciamento social. Espero que em breve possamos nos encontrar pessoalmente, olhar olho-no-olho e juntos seguirmos, criando novas e firmes perspectivas de vida e aproveitando da felicidade que matar a saudade vai trazer.


Estamos longe, porém juntos!

¹ Professora de Projeto de Vida para os 7º, 8º e 9º anos no ensino fundamental. E de Tecnologia e Eletiva Ciências Ambientais para o ensino médio, da E. E. Professor Augusto de Oliveira Jordão em Diadema – SP.


248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page